0 comments juraski

REFORMA – POR ONDE COMEÇO?

Você pretende fazer uma reforma em casa, mas não sabe por onde começar?

Um dos pré-requisitos mais importantes para um projeto ser executado com perfeição é o planejamento. E com a reforma da sua casa não deve ser diferente. A falta de planejamento é o que leva muita gente a gastar mais dinheiro e tempo do que o previsto com a obra. Segue algumas dicas importantes para evitar a dor de cabeça:

Planeje sua reforma e gastos

Contratar um projeto pode salvar sua obra e seu bolso! No papel, todos os itens devem estar especificados, desde o modelo das luminárias até a quantidade, tipo e paginação dos pisos. Com isso definido em papel, você poderá ter uma tomada de preços mais eficiente e economizar na hora de contratar, pois terá garantido que o orçamento está sendo feito a partir de uma ideia definida.

Orçar a obra dá trabalho, mas traz muitas economias. Esta planilha é importante para se ter uma ordem de grandeza do gasto e saber o que é possível fazer na hora de executar. Pode ajudar a filtrar alguns itens, substituir algumas especificações ou negociar valores para atingir uma meta de gastos.

Procure um profissional com antecedência

O planejamento e o projeto exigem um tempo de desenvolvimento e devem entrar no planejamento do prazo da obra.

Se você quer ter uma piscina linda no verão, comece a planejá-la em meados de junho. Se pretende ter um gazebo com lareira, pode iniciar o projeto em pleno verão.

Pesquise preços de materiais antes do início da obra

Faça isso especialmente com os materiais de acabamento e leve em consideração que vai gastar, em média, a mesma quantia com mão de obra. Atente-se principalmente para os revestimentos (cerâmicas, azulejos, porcelanatos, laminados de madeira), louças e metais, tintas e texturas e luminárias.

Monte um cronograma

O serviço de administrar uma obra vai muito além de comprar os materiais que os prestadores solicitam. Antes do início, vale reunir todos os envolvidos e questionar prazos e o que poderá ocorrer em caso de eventuais intempéries. A compatibilização dos serviços também é essencial para a realização deste cronograma.

Esteja por dentro de todos os prazos

Se você pretende montar a marcenaria é necessário contar com o fechamento do pedido e conferência das medidas ao menos 60 dias antes da data prevista de montagem. Assim como a marcenaria, cada serviço tem um prazo para o fornecimento dos produtos e todos os fechamentos devem ser compatibilizados com a planilha de execução. 

Vai criar ou derrubar paredes?

Consulte um engenheiro de estruturas! Lembra que em 2013 um prédio desabou no centro do Rio de Janeiro porque em uma reforma retiraram uma viga? Pois então, para retirar uma parede, fazer furo em laje, criar um segundo andar na casa é preciso que seja feita a verificação da estrutura existente.

Se você for criar novas paredes com uma nova divisão dos cômodos atenção para o tipo de material que você vai utilizar. As paredes podem ser em alvenaria de tijolos, blocos de concreto, drywall (gesso acartonado).

Precisa de uma ajudinha com a reforma? CLIQUE AQUI