0 comments juraski

COMO PROJETAR UMA LOJA NO SHOPPING

Criar um projeto de arquitetura de loja necessita levar em conta muitos detalhes, como, pensar no público alvo, na maneira de melhor atendê-lo, integrar a identidade visual da marca, escolher o mobiliário e encaixá-lo da melhor forma para tornar o ambiente atrativo. Fora o Projeto Arquitetônico, são exigidos os seguintes projetos: Elétrico, Hidráulico, Estrutura metálica do mezanino, Segurança contra Incêndio e Pânico, Ar Condicionado, etc. conforme a normativa específica de cada Shopping.

A grande vantagem de se ter uma loja no shopping é por ser um ambiente fechado e mais seguro, que conta com um projeto arquitetônico que estimula as pessoas a circularem por seus corredores olhando para as vitrines.

Até mesmo antes de escolher o ponto em que a loja ficará, vale a pena entrar em contato com um arquiteto ou escritório de arquitetura com experiência na criação de projetos comerciais. Estes profissionais já estão acostumados a criar projetos de arquitetura para todo tipo de loja.

É importante que o arquiteto e sua equipe tenham conhecimento não só das tendências arquitetônicas, para deixar a loja bonita e convidativa, mas também da parte técnica, no que diz respeito a legislação e normas técnicas que regem este tipo de obra, pois para construir uma loja num shopping, é necessário que a administração aprove o projeto arquitetônico da loja e que ele seja assinado por um responsável técnico.

Iniciar o projeto de uma loja em um shopping sem o auxílio de um arquiteto pode ser um erro que pode levar a desvalorização do empreendimento. Ter um projeto bem fundamentado, com layout único, espaço otimizado e iluminação bem definida, valoriza as mercadorias, atrai os clientes para a loja e é sinônimo de sucesso.

Segue abaixo os pontos essenciais para desenvolver uma vitrine de sucesso: 

Dimensionamento

Você tem que ter em mente que irá colocar manequins e materiais de visual merchandising dentro dessa vitrine, móveis, recursos para poder atrair mais a visão do público.  É importante deixar um espaço diferenciado para fazer as propagandas referentes às datas comemorativas.

Posicionamento 

Definir dentro daquela fachada o melhor posicionamento da vitrine, onde ela fica mais visível. Analisar onde estará os maiores fluxos de pessoas, ou seja, definir o melhor local para facilitar a visualização.

Colocação de espelhos 

Uma dica importante é usar os espelhos nas laterais, nunca de frente para o público. Quando o espelho fica de frente, os clientes podem perder o foco de olhar os produtos e se distraírem se olhando no espelho.

Ao colocar os espelhos nas laterais você duplica aquela vitrine dando uma sensação de profundidade, que ela é ainda maior. Então, você pode usar espelhos sim, mas que seja bem estudado para atrair as vendas.

Iluminação 

Iluminação é tudo! Capriche e estude muito bem as formas de exposição, ela que vai intensificar as peças e dar os destaques para atrair o público dentro da loja. 

Letreiro

O letreiro deve ser bastante explorado. Você pode usá-lo de diversas formas e ainda contar com o recurso da iluminação para destacar na fachada. Explore a marca, evidencie bem para que seja gravado e consiga a eficiência comunicativa que se espera. 

Levando em conta todos esses detalhes, é possível criar uma loja de SUCESSO!!!